Relatório OMS – os governos diante dos impactos climáticos à saúde

OMS saúde mudanças climáticas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez uma pesquisa com 101 países sobre o “progresso que os governos têm feito no campo da saúde e das mudanças climáticas até hoje, bem como uma visão sobre o trabalho que falta para proteger as suas populações dos impactos mais devastadores das mudanças climáticas na saúde.” Os principais achados são:

– Metade dos países pesquisados não têm uma estratégia clara para lidar com esses impactos; entre os que têm, encontrou-se uma variação grande de qualidade e profundidade.

– A maioria dos países com planos atingiram níveis moderados ou baixos de implementação e apontam para o financiamento como a barreira mais comum à implementação.

– Quase metade dos países disseram enfrentar dificuldades para acessar financiamentos climáticos internacionais pela falta de informação sobre estas oportunidades, por não haver conexão entre os profissionais da saúde com o mundo das mudanças climáticas e pela falta de capacidade para preparar propostas nacionais.

– Quanto à sinergia entre o pessoal da saúde e o de outros setores, 45 apontaram a conexão com o setor de água e saneamento, 31 com a agricultura e 26 com o setor de serviços sociais.

 

ClimaInfo, 4 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)