“Imagine 2.000 elefantes caindo no mar a cada segundo”

Erich Osterberg

Erich Osterberg, climatologista da Universidade de Dartmouth, usou esta imagem ao explicar a quantidade de gelo que a Groenlândia está perdendo por ano, provocando uma elevação de quase 1 cm no nível dos mares. 

Andrew Shepherd, da Universidade de Leeds explica que, “ao redor do planeta, 1 cm de águas mais altas fazem as enchentes anuais e sazonais se estenderem a mais 6 milhões de pessoas.

Na semana passada, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica americana (NOAA) soltou seu Boletim sobre o Ártico. A NOAA estima que o derretimento do permafrost esteja liberando cerca de 0,5 bilhão de toneladas de carbono por ano e esta taxa não para de aumentar.

Jeff Goodell, na Rolling Stone, comenta o trabalho dizendo que, talvez, nem Greta Thunberg esteja sendo radical o suficiente. “Os resultados foram sombrios: focas mortas, pesca em declínio, algas florescendo do tamanho da Califórnia e dificuldades para as comunidades indígenas que dependem de um ecossistema saudável para sobreviver.”

Pam Pearson, da Iniciativa Internacional do Clima e Criosfera (ICCI), resume o drama: “Neste momento, a Groenlândia está perdendo gelo seis vezes mais depressa do que antes, e a Antártida pelo menos duas vezes mais depressa. A Austrália está em chamas, e isso acontece com a temperatura apenas 1°C mais alta.” Imaginem se o aquecimento global passar de 2°C.

O New York Times também comentou o boletim.

 

ClimaInfo, 16 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.