“[A COP25] não parece ser um lugar onde as pessoas estão buscando resolver problemas”

17 de dezembro de 2019

A frase foi dita por um negociador sênior ao final da COP25 e colhida por Jean Chemnick em um artigo da E&E publicado na Scientific American.

Chemnick coloca parte da culpa no fracasso da COP nas costas da presidência chilena. Segundo Jennifer Morgan, do Greenpeace, “a presidência chilena tinha um trabalho: proteger a integridade do Acordo de Paris e não permitir que ele fosse dilacerado pelo cinismo e pela ganância.” Não funcionou.

Bill Hare, do Climate Analytics, acha que a saída dos EUA do Acordo deu aos chineses a desculpa para não protagonizar, como muitos esperavam: “Uma das grandes forças políticas aqui é a preocupação da China quanto aos EUA não estarem no jogo”, disse ele, “Do ponto de vista do governo chinês, se os EUA não vão aumentar a ambição, por que eles deveriam fazê-lo?”

 

ClimaInfo, 17 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

 

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar