Brasil está entre os países com piores políticas climáticas, mostra índice

Índice de Desempenho Mudança Climática

Apesar de subir uma posição no Índice de Desempenho de suas políticas pró Mudanças Climáticas em relação ao ano passado, o Brasil deixa a desejar em termos de políticas ambientais. Os EUA são apontados como grandes vilões do clima. O Índice de Desempenho frente à Mudança Climática (CCPI – Climate Change Performance Index) é gerado a cada ano pelo New Climate Institute junto com a Climate Action Network (CAN) e a Germanwatch. O índice de cada um dos 57 países analisados reflete a redução das emissões de gases de efeito estufa, a penetração das fontes limpas, o consumo de energia per capita e uma avaliação de suas políticas em relação ao clima.

O Brasil é 21º na classificação geral. No quesito energia renovável, ficou em 12º lugar pela matriz ainda bastante renovável. Ficou em 13º no ranking do consumo de energia e no 18º nas emissões, ambas por se manterem estáveis nesses últimos anos. Mas quando se trata de políticas que envolvem a mudança climática, o país está em 50º lugar.

O relatório diz que os “analistas estão preocupados com as taxas de desmatamento, as mais altas da última década, e com os grandes incêndios florestais na Amazônia, ao mesmo tempo em que o governo do presidente Bolsonaro reduz o orçamento da agência ambiental e rejeitou a ajuda financeira emergencial oferecida pelos países do G7. Alarmados com a inadequação das políticas climáticas nacionais, os analistas deram uma classificação baixa para o desempenho da política climática nacional e uma classificação muito baixa para o desempenho da política climática internacional, onde o Brasil está entre os dez últimos.”

O relatório pode ser baixado aqui com versões em inglês, espanhol e outras línguas. A Deutsche Welle Brasil comentou o trabalho.

 

ClimaInfo, 18 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)