Conferências do clima: não é o processo multilateral que fracassa

18 de dezembro de 2019

Frente aos muitos comentários que atribuem um fracasso à COP25, Daniela Chiaretti opina, no Valor, sobre “o discurso do fracasso [dar] combustível para que presidentes como Jair Bolsonaro e ministros como Ricardo Salles digam depois: ‘Estas conferências? Não servem para nada’. A ideologia vence, no fim. Os eleitores, sem entender o que se passa, votam em governos que investirão em mais usinas de carvão, em políticas omissas que matam de poluição quem vive nas cidades, em mensagens que estimulam que se desmate pois os outros fizeram assim. O maior drama deste processo é não conseguir fazer com que as pessoas entendam que se trata da vida delas, hoje. E da vida dos seus filhos, amanhã. É preciso reverter esta roda. O mundo tem 10 anos para isso. A próxima década começa em 15 dias.”

Em tempo: ao compartilhar o artigo do Valor em seu Facebook, o físico e climatologista Paulo Artaxo chamou a atenção para os muitos governos que atuam nas negociações do clima como fantoches das empresas de petróleo e carvão, corporações com o poder de trilhões em ativos e muitos projetos sujos em seus pipelines.

 

ClimaInfo, 18 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar