Mourão começa conversas sobre Amazônia visitando a bancada ruralista

mourão

A primeira notícia sobre conversas do general Mourão sobre o anunciado Conselho da Amazônia é a de uma reunião com deputados e senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) – a bancada ruralista – e com a ministra da agricultura, Tereza Cristina.

Segundo o site da FPA, a conversa foi motivada pelo vice-presidente estar “preocupado com a visão internacional sobre a política ambiental adotada e os impactos à economia brasileira”. Ainda de acordo com a FPA, mourão falou sobre a necessidade de melhorar a comunicação fora do Brasil: “O nosso agronegócio é limpo, 4.0, com muitos avanços tecnológicos e precisamos mostrar isso. Produzimos mais com menos”.

Tudo no relato fala da imagem do agronegócio e do Brasil no exterior. Sobre os reais problemas da Amazônia – crime organizado, grilagem de Terras Públicas, desmatamento e garimpo ilegais, violência contra indígenas e outras Populações Tradicionais, saneamento, falta de infraestrutura para os habitantes da Amazônia, por exemplo – nem uma palavra.

Segundo Mourão, o decreto criando o Conselho, que deve sair na semana, incluirá entre suas atribuições a Força Nacional Ambiental, a agenda da bioeconomia e a regularização fundiária, hoje chefiada pelo über-ruralista Nabhan Garcia, que também foi à reunião.

Em tempo: no final do mês passado, a Ministra do Meio Ambiente da Alemanha, Svenja Schulz, disse à Deutsche Welle que não haveria liberação de recursos até que “desenvolvamos uma percepção comum sobre o que é necessário nas áreas de proteção climática e de biodiversidade. Mas estamos ainda muito longe disso.”

 

ClimaInfo, 06 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)