Mourão começa conversas sobre Amazônia visitando a bancada ruralista

6 de fevereiro de 2020

A primeira notícia sobre conversas do general Mourão sobre o anunciado Conselho da Amazônia é a de uma reunião com deputados e senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) – a bancada ruralista – e com a ministra da agricultura, Tereza Cristina.

Segundo o site da FPA, a conversa foi motivada pelo vice-presidente estar “preocupado com a visão internacional sobre a política ambiental adotada e os impactos à economia brasileira”. Ainda de acordo com a FPA, mourão falou sobre a necessidade de melhorar a comunicação fora do Brasil: “O nosso agronegócio é limpo, 4.0, com muitos avanços tecnológicos e precisamos mostrar isso. Produzimos mais com menos”.

Tudo no relato fala da imagem do agronegócio e do Brasil no exterior. Sobre os reais problemas da Amazônia – crime organizado, grilagem de Terras Públicas, desmatamento e garimpo ilegais, violência contra indígenas e outras Populações Tradicionais, saneamento, falta de infraestrutura para os habitantes da Amazônia, por exemplo – nem uma palavra.

Segundo Mourão, o decreto criando o Conselho, que deve sair na semana, incluirá entre suas atribuições a Força Nacional Ambiental, a agenda da bioeconomia e a regularização fundiária, hoje chefiada pelo über-ruralista Nabhan Garcia, que também foi à reunião.

Em tempo: no final do mês passado, a Ministra do Meio Ambiente da Alemanha, Svenja Schulz, disse à Deutsche Welle que não haveria liberação de recursos até que “desenvolvamos uma percepção comum sobre o que é necessário nas áreas de proteção climática e de biodiversidade. Mas estamos ainda muito longe disso.”

 

ClimaInfo, 06 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar