Metas de redução de emissões para o setor de transporte marítimo estão defasadas, alertam especialistas

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Um novo estudo desafia o setor de transporte marítimo global a elevar o grau de ambição de seus compromissos climáticos. De acordo com a análise, as metas setoriais para redução de emissões de carbono até 2030, definidas pela Organização Marítima Internacional (IMO) há dois anos, já estavam cumpridas em 75% à época.

Segundo o levantamento, em 2018 as emissões do setor já estavam 30% menores que os níveis registrados dez anos antes, bastante próximo da meta de redução de 40% definida pela IMO para 2030. O estudo foi feito pelo Conselho Internacional sobre Transporte Limpo (ICCT).

Medidas como o “slow-steaming”, que reduz a velocidade operacional do navio e o uso de combustível, são destacadas pelos autores como responsáveis pela queda na intensidade carbônica do setor de transporte marítimo na última década.

Isso significa que a meta atual da IMO para 2030 está defasada e precisa ser revisada para cima em 2023, quando a organização deve rediscutir esse tópico. O transporte marítimo internacional corresponde a quase 3% das emissões globais de gases de efeito estufa. No entanto, da mesma forma que o setor de aviação comercial, essas emissões não são cobertas pelos compromissos nacionais do Acordo de Paris.

 

ClimaInfo, 12 de fevereiro de 2020.

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