Um terço das plantas e animais em risco de extinção

extinção

Dentro de 50 anos, ⅓ de todas as espécies vegetais e animais pode desaparecer, numa extinção em massa provocada pelas mudanças do clima e pelo constante aumento das temperaturas.

Um grande número de estudos sobre diferentes espécies indica a tragédia. Ursos polares mais magros e produzindo menos filhotes, um pequeno marsupial australiano que não está conseguindo se adaptar ao calor, sapos e outros anfíbios na América Central vítimas de fungos.

A novidade é um trabalho que analisou anos de dados de mais de 500 espécies em quase 600 locais ao redor do mundo. As informações foram selecionadas para garantir que as espécies tivessem sido amostradas repetidas vezes ao longo de pelo menos 10 anos. Também foram eleitas 19 variáveis climáticas para testar o impacto de suas variabilidades sobre as populações. Metade das espécies foi extinta em locais onde a temperatura máxima anual aumentou mais de 0,5oC, e 95% delas desapareceram quando a temperatura máxima anual aumentou mais de 2,9oC.

O trabalho foi publicado pela Proceedings of the National Academy of Sciences. Tim Radford, da Climate News Network, escreveu sobre o trabalho e agregou resultados de outros trabalhos que apontam para a sexta extinção em massa na história da vida no nosso planeta.

 

ClimaInfo, 27 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)