O fim de muitas praias em todo o mundo

praias

Metade das praias arenosas do mundo correm o risco de desaparecer se o aquecimento global não for contido. A Austrália pode perder mais de 11.000 km de costa, assim como os EUA, Canadá, México, China, Rússia, Argentina e Chile, que também perderão milhares de quilômetros de praias. Pesquisadores publicaram na Nature os resultados de modelos climáticos rodando com dados do estudo de litorais nos últimos 30 anos.

Uma matéria do Observatório do Clima destaca um trecho do estudo – “além da maior vulnerabilidade a desastres costeiros, vários desses países também tendem a experimentar impactos socioeconômicos sérios devido a economias frágeis e dependentes do turismo, que têm nas praias de areia sua maior atração turística” – como um recado a Bolsonaro, “que advoga impulsionar o turismo de sol e praia no Brasil, ao mesmo tempo em que seu gabinete nega as mudanças climáticas e seu governo trabalha para aumentar as emissões de carbono que estão destruindo nossas praias.”

A Inside Climate News fez um longo comentário. A AP falou mais da modelagem. O The Guardian olhou mais para as praias do Reino Unido. O Brasil também será afetado: mais no litoral do Amapá e menos ao longo do resto da costa.

 

ClimaInfo, 3 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)