A menor Terra Indígena urbana foi cercada pela Polícia Militar de SP

11 de março de 2020

A Aldeia Guarani próxima ao Pico do Jaraguá, no município de São Paulo, é a menor aldeia urbana do Brasil. A ocupação Yary Ty esteve ontem cercada por tropas de choque da polícia militar que buscam executar uma reintegração de posse contra a comunidade Guarani. Os indígenas se opõem à construção de um condomínio, tendo como base legal o não cumprimento, pelo empreendimento da Construtora Tenda, do devido processo legal e, também, pelo fato da construtora querer ir em frente sem consultá-los, tendo já cortado 4.000 árvores na área. Os indígenas contaram que, por conta dessa derrubada, “encontramos ninhos com pássaros mortos e isso afeta diretamente a presença das abelhas uruçu amarelas que são muito sagradas para nosso Povo: estão fazendo cinza e brasa da Mãe Terra.”

O projeto da Tenda pretende construir um mega condomínio de 11 torres ao lado da aldeia.

A notícia saiu na Folha, no Estadão e n’O Globo. A revista Fórum destacou a ordem do governador Dória, quem mandou a Tropa de Choque da PM.

 

ClimaInfo, 11 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar