A origem da corona-crise: morcegos e um mundo hiperconectado

Sars-CoV-2

Uma das perguntas que hoje frequentam conversas e notícias é de onde vem o Sars-CoV-2, o coronavírus, e como ele provocou esta pandemia.

A hipótese da vez é que ele apareceu entre os morcegos na China. E o morcego foi parar nos mercados de animais silvestres diretamente ou por meio de um dos seus predadores. De lá, direto para os humanos que tocaram ou comeram.

No entanto, um dos estudiosos, Andrew Cunningham, da Zoological Society of London, deixou claro em conversa com a CNN que a maior culpada é a atividade humana: “A transmissão [dos vírus] de animais selvagens acontecem historicamente, mas, até agora, a pessoa infectada provavelmente teria morrido ou se recuperado antes de entrar em contato com um grande número de outras pessoas em uma vila ou cidade”, diz. “Hoje em dia, com transportes motorizados e aviões, pode-se estar numa floresta na África central num dia e no centro de Londres no dia seguinte”. A propagação é amplificada pelo fato de sermos tantos e estarmos tão conectados. Cunningham fecha seu comentário dizendo: “É fácil apontar o dedo para a espécie hospedeira. Mas na verdade é a forma como interagimos com eles que levou à propagação da pandemia do patógeno.”

 

ClimaInfo, 23 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)