Enchente inédita na Amazônia

enchente amazônia

Enquanto a pandemia do coronavírus continua a se agravar ao redor do mundo, uma emergência mais localizada aconteceu na Amazônia equatoriana. Depois de um dia e meio de chuvas extremas nas suas cabeceiras, o rio Bobonaza subiu com uma rapidez nunca antes vista pelas comunidades locais. O rio atravessa várias vilas e aldeias indígenas nas proximidades da fronteira do Equador com o Peru. Jocelyn Timperley, da GizModo, falou com Melva Patricia Gualinga Montalvo, do Povo Kichwa: “O rio subiu cerca de 15 metros. Nunca subiu tanto. Cobriu todas as casas e as destruiu. Destruiu tudo: escolas, colégios, painéis solares, casas, colheitas, hortas, pequenas parcelas com galinhas, tudo o mais que estava em seu caminho, deixando os Povos Indígenas na situação mais terrível”.

Com o governo equatoriano concentrado na contenção da pandemia, a assistência às vítimas da enchente só começou 5 dias após a tempestade. Gualinga não tem dúvidas de que uma enchente como esta só aconteceu por conta das mudanças climáticas dizendo que seu pai de 96 anos e sua mãe de 86 nunca viram algo parecido.

Timperley escreve: “O que está acontecendo agora na Amazônia equatoriana é um aviso sinistro para o mundo todo e não apenas no front climático. Isso porque as mudanças climáticas não estão dando uma folga só por causa de uma pandemia global”.

 

ClimaInfo, 31 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)