Emissões de metano cresceram em 2019, com a maior alta nos últimos cinco anos

7 de abril de 2020

Um dado preocupante foi levantado na semana passada pela agência NOAA dos EUA: o nível médio de metano na atmosfera aumentou no ano passado para o maior índice em cinco anos, segundo informações preliminares.

De acordo com o levantamento, o nível médio de metano aumentou 11,54 partes por bilhão (ppb) em 2019 cem relação ao ano anterior. Este é o maior aumento desde 2014, quando essa média subiu 12,72 ppb.

“Nós esperávamos que as emissões de todos os poderosos gases de efeito estufa estivessem caindo; ao invés disso, estamos vendo recordes de alta concentração, o que é alarmante”, observou Drew Shindell, professor de ciências terrestres na Duke University, ao The Hill. Ele observou que, por ter um tempo de permanência relativamente baixo na atmosfera, o metano pode ser capturado de maneira mais fácil que o dióxido de carbono, por exemplo. “Se fizermos algo para capturar o metano, poderemos ver os benefícios disso já na primeira década”.

 

ClimaInfo, 8 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar