Países negociam redução na produção de petróleo

preço do petróleo

A guerra comercial entre Arábia Saudita e Rússia e os reflexos da pandemia da COVID-19 jogaram os preços internacionais do petróleo para os níveis mais baixos em anos, o que preocupou países produtores e empresas petrolíferas em todo o mundo.

Por isso, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vem trabalhando nos últimos dias em torno de um acordo entre russos e árabes para que a produção do setor seja reduzida, o que puxaria os preços internacionais para cima. No entanto, o caminho para o entendimento entre os governos produtores de petróleo parece bastante acidentado.

Segundo a Reuters, fontes da própria OPEP ressaltam que qualquer acordo para diminuir a produção de petróleo passa também pela redução na produção de outros países, como Estados Unidos, Canadá e Brasil. O governo norte-americano atuou na semana passada para fechar um acordo entre Riad e Moscou que prevê uma redução sem precedentes na produção dos dois países, na ordem de 10 a 15 milhões de barris diários, cerca de 10% a 15% do suprimento global. No entanto, esse acordo ainda não está formalizado.

A demanda global por petróleo caiu 30% no último mês por conta das restrições ao transporte aéreo internacional e à circulação de pessoas em todo o mundo.

 

ClimaInfo, 8 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)