Aquecimento global e a disrupção da biodiversidade em 10 anos

aquecimento global

O aquecimento global está por abrir buracos na delicada teia da vida no planeta. Temperaturas cada vez mais altas ultrapassarão o limite de tolerância de várias espécies. Algumas serão extintas, como os recifes de corais, impactando as cadeias alimentares do oceanos. O mesmo pode acontecer nas florestas. Um trabalho recém publicado pela Nature prevê que este cenário de colapso possa acontecer nos próximos 10 anos.

Um dos autores, Alex Pigot, da University College de Londres, disse esperar “que as nossas previsões estejam erradas. Mas cada vez mais, o que estamos observando ao nosso redor são os sinais de que isso está acontecendo”, disse. “Acho que estes estudos estão mostrando que muitas espécies já estão vivendo muito perto dos seus limites térmicos. Nossos resultados sugerem que essas perdas provavelmente envolverão várias espécies próximas simultaneamente, ao invés de acontecerem gradualmente, uma espécie de cada vez”.

O trabalho mostrou que várias espécies que habitam os trópicos já estão no limite de tolerância ao calor, que pequenos aumentos de temperatura podem ser suficientes para desencadear extinções. As espécies que vivem no entorno dos polos também podem desaparecer, seja pelo calor, seja por dependerem das extensões de gelo sazonais. A EurekAlert e o Inside Climate News comentaram o trabalho.

 

ClimaInfo, 9 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)