Economia de baixo carbono como caminho para a recuperação econômica

economia de baixo carbono

Em entrevista para Ethic, a vice-presidente do governo espanhol e ministra da Transição Ecológica, Teresa Ribera, defende o Acordo Verde – plano promovido pela  presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para descarbonizar a economia e promover um progresso limpo – como alavanca para se promover a reconstrução da Europa após a pandemia do coronavírus. A seguir, alguns trechos que merecem destaque:

– “Não é aceitável imaginar que o impacto social e econômico que a crise da saúde está causando em nossas vidas possa ser usado como desculpa para propor qualquer modelo de crescimento irresponsável com o meio ambiente.”

– “Da mesma forma que há quem mostre que essa crise de saúde terá uma saída quando tivermos vacinas, capacidade de diagnóstico e resposta médica, sabemos qual é a capacidade de resposta, as vacinas e o tratamento que nosso ambiente exige. (…) Obviamente, se avançarmos em sua destruição a um ponto sem retorno, nem as vacinas nem o tratamento funcionarão. Hoje sabemos que a transformação de nossos sistemas produtivos e sociais requer uma integração consistente dos limites ambientais.”

– “O que a COVID-19 faz é reafirmar a necessidade de uma economia muito mais cuidadosa e consistente, como a exigida por um cenário de combate às mudanças climáticas; não uma economia que remonta ao passado, na qual os fatores ambientais, poluição ou problemas que a economia fóssil representa poderiam ser vistos como uma tentação de curto prazo. Portanto, o Green Deal é essencial. Uma economia circular, ecológica e de baixo carbono, que mostre que as soluções baseadas na natureza também são boas para as pessoas e para criar resiliência às mudanças climáticas. É uma economia muito mais forte, muito mais segura e muito mais estável ao longo do tempo.”

Em tempo: Como de costume, a jornalista Eliane Brum relata em um artigo imperdível como e porque o futuro pós-coronavírus já está em disputa. Eliane discute no artigo como impedir que o consumismo e a produção insustentável, este conjunto que define o atual capitalismo, que já nos roubou o presente, nos roube também o amanhã.

 

ClimaInfo, 9 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)