Economia em queda no mundo e na América Latina

crise américa latina

A Organização Mundial do Comércio (OMC) prevê que o comércio internacional pode sofrer uma queda de até 32% e manifestou preocupação com determinadas cadeias de produção como as dos eletrônicos e a da indústria automobilística. A previsão para o Brasil é de uma queda no comércio exterior em até 20%, quando em comparação ao ano passado.

A OMC também fez uma previsão para o PIB da América Latina, que deve cair entre 4% e 11% neste ano, um tombo maior do que o registrado na crise de 2008-09, e parecido com o que aconteceu na crise de 1929, a Grande Depressão.

O The Guardian também citou 1929 dizendo que o mundo todo está rumando para uma recessão do mesmo tamanho.

A chamada para a edição desta semana da Economist diz: “Com países em quarentena que respondem por mais de 50% do PIB global, o colapso da atividade comercial é muito mais severo do que em recessões anteriores. Numerosos indicadores sugerem um estresse extremo. A demanda global por petróleo caiu ⅓; o volume de carros novos e peças embarcadas nas ferrovias norte-americanas caiu 70%. Muitas empresas só têm estoques e caixa suficientes para sobreviver por três a seis meses.”

 

ClimaInfo, 9 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)