Investidores pedem que incentivos econômicos pós-pandemia considerem metas do Acordo de Paris

recuperação econômica

As nações mais ricas do mundo devem assegurar que os pacotes de recuperação econômica pós-pandemia sejam sustentáveis e ajudem a cumprir as metas climáticas do Acordo de Paris. Esta é a conclusão de uma coalizão de grupos de investidores apresentada em uma carta conjunta aos países do G20.

Como informa a Reuters, alguns países do grupo, como Grã-Bretanha, França e Alemanha, já declararam publicamente o interesse em construir projetos de recuperação econômica que alinhem a geração de empregos e renda com a redução de emissões de gases de efeito estufa e a transição para fontes energéticas mais limpas. No entanto, as duas principais economias do mundo, Estados Unidos e China, ainda não se posicionaram quanto a essa possibilidade.

Para esses investidores, que juntos representam trilhões de dólares em ações, o capital privado terá um papel chave na recuperação econômica, mas os governos precisam implementar políticas de longo prazo que viabilizem a transição para uma economia de baixo carbono. “Os governos devem evitar a priorização de projetos de curto prazo, arriscados, intensivos em emissões de carbono”, diz a declaração.

Essa declaração é mais um movimento global na tentativa de aproveitar os massivos incentivos governamentais que deverão ser aplicados em todo o mundo para acelerar transformações cruciais para conter os efeitos mais negativos da crise climática. No setor energético, essa transformação parece ser não apenas viável, mas a única que economicamente faz sentido – graças principalmente aos ganhos de competitividade que fontes renováveis estão obtendo sobre os combustíveis fósseis.

Mesmo a pandemia não foi capaz de impactar negativamente o setor de energia renovável. Segundo o Financial Times, essas empresas conseguiram lucrar no 1º trimestre deste ano, mesmo com os demais setores sendo profundamente afetados pelo desaquecimento econômico. Isso porque, mesmo com a queda na demanda de energia, as fontes renováveis se beneficiaram com regulações nacionais que obrigam operadores do sistema elétrico a comprar energia limpa antes daquela gerada por gás ou carvão.

 

ClimaInfo, 5 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)