O mapa das emissões de carbono da China

China emissões

A China é, ao mesmo tempo, o maior emissor de gases de efeito estufa e o maior exportador do planeta. Um trabalho que acaba de sair na Nature mapeou a localização das emissões associadas aos produtos chineses de exportação. Elas se concentram em três regiões e ocupam apenas 1% do território chinês. Destas, saem 75% das emissões, das quais 15% estão associadas à exportação. Isso quer dizer que, ao importar produtos chineses, está-se importando parte relevante das emissões do país. O trabalho é importante na medida em que cresce a pressão para que os países comecem a reportar como suas as emissões embutidas nos produtos importados. As três regiões identificadas no trabalho são:

  1. A planície do Norte da China, por onde corre o rio Huang Ho (Amarelo) e onde ficam Beijing e os modernos portos de Tianjin e Qingdao. Lá se concentra o peso da indústria de base chinesa.
  2. O delta do Rio Zhujiang (das Pérolas) onde ficam Hong Kong, Shenzhen e Dongguan. A região é considerada a maior região metropolitana do mundo pelo Banco Mundial. O PIB da região é um pouco menor do que o do Brasil.
  3. O delta do Yangtsé, a região de Shanghai, onde moram ⅙ da população do país que tem um PIB maior do que o do Brasil.

ClimaInfo, 11 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)