O mapa das emissões de carbono da China

10 de maio de 2020

A China é, ao mesmo tempo, o maior emissor de gases de efeito estufa e o maior exportador do planeta. Um trabalho que acaba de sair na Nature mapeou a localização das emissões associadas aos produtos chineses de exportação. Elas se concentram em três regiões e ocupam apenas 1% do território chinês. Destas, saem 75% das emissões, das quais 15% estão associadas à exportação. Isso quer dizer que, ao importar produtos chineses, está-se importando parte relevante das emissões do país. O trabalho é importante na medida em que cresce a pressão para que os países comecem a reportar como suas as emissões embutidas nos produtos importados. As três regiões identificadas no trabalho são:

  1. A planície do Norte da China, por onde corre o rio Huang Ho (Amarelo) e onde ficam Beijing e os modernos portos de Tianjin e Qingdao. Lá se concentra o peso da indústria de base chinesa.
  2. O delta do Rio Zhujiang (das Pérolas) onde ficam Hong Kong, Shenzhen e Dongguan. A região é considerada a maior região metropolitana do mundo pelo Banco Mundial. O PIB da região é um pouco menor do que o do Brasil.
  3. O delta do Yangtsé, a região de Shanghai, onde moram ⅙ da população do país que tem um PIB maior do que o do Brasil.

ClimaInfo, 11 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar