Europa com mais bicicletas e menos emissões e congestionamentos

12 de maio de 2020

As restrições impostas à circulação em massa de pessoas, que devem seguir em algum grau até que se tenha uma vacina ou tratamento para a COVID-19 amplamente disponível, estão dando espaço para o uso de bicicleta como modal de transporte em diversas cidades europeias. Países como Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Bélgica já anunciaram medidas para facilitar o uso das bikes nos próximos meses e, eventualmente, anos.

O governo britânico anunciou na semana passada um pacote de 2 bilhões de libras (cerca de R$ 14,3 bilhões) para incentivar o ciclismo e as caminhadas. Esses recursos serão destinados para ações como a implantação de ciclovias temporárias e financiamento para compra ou reforma de bicicletas. Em Paris, que já possui uma das mais extensas infraestruturas para bicicletas da Europa, o governo também está apoiando a retomada da circulação de pessoas por meio das bikes, respeitando uma distância de dez metros entre os ciclistas.

Em todos os casos, a lógica é a mesma: ainda que o distanciamento social esteja sendo relaxado em muitos desses países, a situação ainda é arriscada para que as pessoas se aventurem em aglomerações no transporte público. Por isso, as bicicletas surgem como uma alternativa barata, eficiente e limpa para que as pessoas possam voltar à normalidade.

 

ClimaInfo, 13 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar