Seca nos EUA foi a pior dos últimos 800 anos

seca EUA

Nos primeiros dez anos deste século, o alto da bacia rio Missouri, no meio-oeste dos EUA, passou por uma seca só vista há 1.200 anos. O motivo principal, de acordo com um trabalho que acaba de sair na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), foi a mudança climática gerando temperaturas mais altas que reduziram a quantidade de neve nas Montanhas Rochosas e no estado da Dakota do Norte, o que reduziu a vazão das cabeceiras dos afluentes do rio mais longo dos EUA. O país está acostumado a ver pouca água fluindo no sudoeste, nos desertos de Nevada e Arizona. Mas isto é completa novidade na região responsável por boa parte da produção de grãos.

Para fazer a comparação com períodos anteriores, os pesquisadores usaram os anéis de árvores como indicadores. A matéria é de Darryl Fears, no Washington Post.

Ainda sobre as mudanças climáticas nos EUA, modelagens recentes do Departamento de Energia indicam que ⅓ da população norte-americana experimentará, anualmente, um ou mais eventos extremos por volta de 2050, caso a população e o aquecimento global continuem a crescer. Um trabalho publicado na Earth’s Future conta que os pesquisadores puderam incluir uma série maior de eventos extremos simultaneamente, incluindo secas relâmpagos e outros eventos de rápida formação. Daniel Cusick, do Climatewire, comentou o trabalho na Scientific American.

 

ClimaInfo, 13 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)