Adaptando sistemas coralinos à mudança do clima

17 de maio de 2020

A mudança do clima está provocando um “coralcídio” ao elevar a temperatura e aumentar a acidez das águas. Para enfrentar os sucessivos episódios de branqueamento dos grandes bancos de corais, alguns cientistas estão desenvolvendo técnicas para a criação de sistemas de coral mais tolerantes ao aumento de temperatura.

Mais precisamente, estão criando uma microalga que vive simbioticamente com os corais e que suporta temperaturas mais altas. Primeiro os pesquisadores estudaram as microalgas encontradas nos corais. Depois, ao longo de quatro anos, foram lentamente aumentando a temperatura em laboratório e selecionando as que sobreviviam. Ao final, obtiveram as microalgas que suportariam as ondas de calor que atingiram a Grande Barreira de Corais da Austrália.

Nas palavras de Madeleine van Oppen, da Universidade de Melbourne, “descobrimos que as microalga tolerantes ao calor são melhores em termos de fotossíntese e melhoram a resposta ao calor dos corais”.

O trabalho foi publicado na Science Advances e um resumo na Phys.org.

 

ClimaInfo, 18 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar