Londres proibirá carros e vans em boa parte da região central

Londres

A medida anunciada pelo prefeito Sadiq Khan deve entrar em vigor assim que as restrições da quarentena começarem a ser relaxadas. O objetivo é tornar a área mais segura para pedestres e ciclistas, criando os espaços necessários para que se mantenha uma distância segura entre as pessoas. A circulação de ônibus também será reduzida.

Kahn disse que “será necessário um esforço monumental de todos os londrinos para se manter um distanciamento social seguro no transporte público (…) Por isso temos que manter o mais baixo possível o número de pessoas que usam o transporte público. E não podemos permitir que viagens feitas em transporte público sejam substituídas pelo uso do carro”. Ele também anunciou o aumento das tarifas dos ônibus e retirou a gratuidade de crianças e idosos durante o horário de pico.

A matéria de Matthew Taylor, no The Guardian, lista três outras cidades que adotaram medidas semelhantes. Aqui na América Latina, Bogotá tem quase 570 km de ciclovias, das quais 120 km ocupam faixas de avenidas. Nestas, até o começo da pandemia os carros eram proibidos de circular uma vez por semana. Agora, a proibição é total. A prefeitura está construindo mais 75 km de ciclovias exclusivas. Em Milão, são 35 km de ruas e avenidas sem veículos. Paris investirá € 300 milhões em ciclovias, muitas das quais acompanhando trajetos de linhas de metrô. O governo da Escócia e a prefeitura de Manchester também anunciaram planos para limitar a circulação de veículos em partes do território.

A Business Green também fez uma matéria a respeito.

 

ClimaInfo, 18 de maio de 2020.

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