Pandemia pode abrir caminho para instabilidade global

pandemia

A destruição humana e financeira causada pela pandemia de COVID-19 tende a intensificar uma situação que já se desenhava na política internacional desde meados da década passada: um recrudescimento das desconfianças entre os governos alimentados pela frustração com o modelo democrático liberal e pela retomada do autoritarismo populista.

“O vírus ampliou fissuras que já vinham se abrindo antes do surgimento da pandemia”, observa Nick Wadhams na Bloomberg. E ele segue: “O bate-boca entre EUA e China sobre a origem e as medidas de reação contra o vírus agora ameaça o acordo comercial que poderia ajudar o mundo a se recuperar. Uma luta sobre a distribuição de uma eventual vacina está dividindo aliados. E a ONU foi colocada de escanteio, enquanto governos autocráticos intensificaram os ataques às liberdades civis”.

Wadhams cita o Brasil ao explorar como a falta de informação exata sobre a pandemia está causando rachaduras nos relacionamentos entre países vizinhos. O comportamento irresponsável do governo Bolsonaro no enfrentamento da crise levanta preocupações regionais sobre eventuais contágios nas fronteiras, o que força esses países a tomar medidas como a militarização de suas divisas com o Brasil, caso da Colômbia.

O artigo de Wadhams está disponível em português no Valor.

 

ClimaInfo, 19 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)