Mudança do clima e a estiagem no Paraná

21 de maio de 2020

A região metropolitana de Curitiba, Paraná, sofre com uma estiagem que já dura mais de 10 meses e que comprometeu seu sistema de abastecimento de água. Por conta da queda acentuada nos níveis dos reservatórios, as autoridades locais tiveram que implantar um rigoroso sistema de rodízio para evitar o colapso do abastecimento.

Além do rodízio, a SANEPAR também vem realizando obras emergenciais, como a transposição dos rios Pequeno e Miringuava Mirim para o rio Miringuava, o que pode aumentar a capacidade de captação e distribuição de água no curto prazo. O problema é que, sem chuvas, essas medidas terão efeito paliativo muito curto.

Como a meteorologista Marília Guedes do Nascimento, do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE), explicou à rádio Bandnews Curitiba, alterações climáticas em diversas regiões estão afetando o regime de precipitação na capital paranaense. Segundo ela, entre essas alterações, estão as correntes de ar e água que carregam umidade da Amazônia para o Centro-Oeste, Sul e Sudeste, que estão se enfraquecendo por causa da intensificação do desmatamento no Norte. Isso resultaria em um verão com poucas chuvas na região de Curitiba, piorando a situação hídrica local.

Infelizmente, o cenário deve seguir difícil na capital do Paraná, já que a temporada seca se iniciou com a chegada do outono, e deve seguir até o final do inverno, em setembro.

 

ClimaInfo, 22 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar