Onda de calor na Sibéria e no Ártico

Sibéria

Uma onda de calor está atravessando a Sibéria e chegando até o Ártico. Para uma primavera siberiana, um calor de mais de 27°C é quase verão. Enquanto isso, no norte dos EUA, os termômetros flutuavam em torno de 15oC. Em Khatanga, onde a temperatura máxima normal para esta época é 0°C, a temperatura chegou a 25°C. O calor cria as condições para vastos incêndios florestais e perda da cobertura de gelo e neve.

Zack Labe, da Universidade da Califórnia, comentou: “Embora a Sibéria seja conhecida pelas variações bruscas de temperatura, as persistência e magnitude do calor na região até o momento neste ano tem sido espantosa”.

Pesquisadores estão preocupados com a possibilidade da estação das queimadas vir a destruir mais do que os mais de 28.000 km2 da tundra destruídos no ano passado. A notícia saiu no Washington Post.

Nesta época, os céus normalmente limpos, fazem com que o sol derreta a camada de neve. As temperaturas mais altas durante o inverno fizeram com que caísse menos neve e, agora, sem neve para refletir a luz solar, a Terra esquentou e o excesso de calor esquentou a atmosfera. Esse ar quente subiu da Sibéria para o Ártico, onde as temperaturas chegaram a 30°C. O origem está no vórtex polar, o qual, neste ano, foi anormalmente forte e criou uma barreira que dificultou que o ar gelado do Polo Norte descesse para a Sibéria e o norte do Canadá, e evitou que as temperaturas caíssem como normalmente o fazem.

Vale ler a matéria do Daily Mail sobre a onda de calor no Ártico e as do The Independent e da inews no começo do mês sobre uma primavera com menos gelo no Polo Norte.

 

ClimaInfo, 25 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)