Ilhas eólicas na Dinamarca e superbaterias na Tesla

ilhas eólicas

Dinamarca anunciou um plano para construir 2 ilhas eólicas com capacidade de 4.000 MW como parte de seu compromisso de zerar as emissões líquidas do país até 2050.

Segundo Chloe Farand, da Climate Change News, o plano prevê a venda de eletricidade excedente para a vizinha Holanda e para a Polônia. Uma das ilhas será construída no Mar do Norte e será conectada à Holanda. A capacidade poderá ser expandida até 10.000 MW. A segunda ilha ficará no Mar Báltico e poderá ser conectada à Polônia. Outra alternativa para o excedente de eletricidade é a produção de hidrogênio.

A Tesla, de Elon Musk, está desenvolvendo, junto com a Contemporary Amperex Technology (CATL) chinesa, uma bateria de baixo custo para durar um milhão de milhas. A Autoblog conta que a bateria fará com que os veículos elétricos fiquem mais baratos do que um carro convencional. A empresa espera lançar a bateria instalada no seu Modelo 3 na China no final deste ano ou no começo de 2021. A bateria será feita de novos materiais e revestimentos que reduzem o estresse interno e que requerem menos ou nenhum cobalto na sua composição. O cobalto é um dos pontos polêmicos das baterias de lítio-íon. A maior reserva mundial fica no Congo, um país em constantes conflitos internos e um histórico de trabalho infantil e abusos de Direitos Humanos.

 

ClimaInfo, 25 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)