Ilhas eólicas na Dinamarca e superbaterias na Tesla

25 de maio de 2020

Dinamarca anunciou um plano para construir 2 ilhas eólicas com capacidade de 4.000 MW como parte de seu compromisso de zerar as emissões líquidas do país até 2050.

Segundo Chloe Farand, da Climate Change News, o plano prevê a venda de eletricidade excedente para a vizinha Holanda e para a Polônia. Uma das ilhas será construída no Mar do Norte e será conectada à Holanda. A capacidade poderá ser expandida até 10.000 MW. A segunda ilha ficará no Mar Báltico e poderá ser conectada à Polônia. Outra alternativa para o excedente de eletricidade é a produção de hidrogênio.

A Tesla, de Elon Musk, está desenvolvendo, junto com a Contemporary Amperex Technology (CATL) chinesa, uma bateria de baixo custo para durar um milhão de milhas. A Autoblog conta que a bateria fará com que os veículos elétricos fiquem mais baratos do que um carro convencional. A empresa espera lançar a bateria instalada no seu Modelo 3 na China no final deste ano ou no começo de 2021. A bateria será feita de novos materiais e revestimentos que reduzem o estresse interno e que requerem menos ou nenhum cobalto na sua composição. O cobalto é um dos pontos polêmicos das baterias de lítio-íon. A maior reserva mundial fica no Congo, um país em constantes conflitos internos e um histórico de trabalho infantil e abusos de Direitos Humanos.

 

ClimaInfo, 25 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar