Potencial eólico offshore é 40 vezes a capacidade instalada nacional

eólicas offshore

Em águas territoriais brasileiras batem ventos com capacidade de até 7,2 TW (quadrilhão de Watts), mais de 40 vezes a capacidade de todas as usinas que geram eletricidade no país, que somam cerca de 170 GW.

Os aproveitamentos eólicos existentes ficam todos em terra firme, embora a tecnologia de plantas offshore seja bem conhecida lá fora.

Embora boa parte desta capacidade fique longe da costa, nas águas mais rasas da costa do Nordeste e do Norte, o potencial é de 980 GW, mais de cinco vezes a capacidade nacional. E esses ventos, além de serem muito bons, têm a vantagem de serem complementares: enquanto a potência dos ventos é maior na costa de Pará e Amapá no verão, no inverno a situação muda, e os ventos ficam mais fortes nas costas de Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Caprichando nos projetos, “estocar vento” deixa de ser importante.

Aliás, o mesmo vale para térmicas fósseis existentes e futuras. O Canal Energia fez uma matéria sobre a pesquisa que está sendo realizada na Universidade Federal de Santa Catarina. Vale dizer que, entre esses trabalhos gerais de avaliação de potencial e um projeto real, será preciso estudos bem mais detalhados e profundos. Mas os ventos são favoráveis.

 

ClimaInfo, 27 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)