Energia limpa pode ser vital para recuperação econômica pós-pandemia dos países mais pobres

energia limpa

Os enormes danos causados pela pandemia a sociedades e economias de todo o mundo foram ainda mais severos nos países mais pobres e vulneráveis. Distantes de qualquer debate sobre “recuperação verde” ou pacotes de incentivo, essas nações enfrentam um desafio tremendo para retomar suas economias, o que dependerá bastante de como a comunidade internacional e os governos locais responderão a outros problemas criados ou potencializados pela pandemia.

Em artigo no Climate Home, o diplomata congolês Tosi Mpanu Mpanu e os professores Youba Sonoka (Mali) e Yacob Mulugetta (Etiópia) destacam como a questão da energia pode servir como um ponto de partida para a recuperação econômica nos países menos desenvolvidos, com reflexos tanto na criação de capacidade e de resiliência nessas comunidades, como também na geração de riqueza e bem-estar social para essas comunidades.

Em tempo: Nos EUA, uma corte federal na Califórnia decidiu desarquivar na semana passada um processo movido pelas cidades de São Francisco e Oakland contra companhias como ExxonMobil, Chevron e Shell, que as acusa de ter conhecimento sobre a mudança do clima desde os anos 1960 e exige que elas financiem um “fundo de abatimento” para ajudar a pagar por obras de adaptação climática. Com o desarquivamento, as cidades envolvidas no processo poderão apresentar na corte distrital seus argumentos contra as gigantes do petróleo.

 

ClimaInfo, 1º de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)