A extinção em massa de espécies está se acelerando

extinção espécies

Quinhentas espécies provavelmente se extinguirão nas próximas duas décadas, de acordo com um novo estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences.

O Guardian informa que mais de 500 espécies de animais terrestres foram encontradas à beira da extinção e com probabilidade de se perderem nos próximos 20 anos. “Em comparação, o mesmo número foi perdido ao longo de todo o século passado. Os vertebrados terrestres à beira da extinção, com menos de 1.000 indivíduos, incluem o rinoceronte de Sumatra, o Clarion Wren (pássaro da família Troglodytes tanneri), a tartaruga gigante da ilha Espanhola de Galápagos e a rã arlequim”, acrescenta o jornal inglês.

Segundo o New York Times, a taxa de extinção das espécies de vertebrados terrestres medida pelo estudo é significativamente superior às estimativas anteriores. “A janela crítica para evitar perdas em massa se fechará muito mais cedo do que anteriormente previsto – dentro de 10 a 15 anos (…) Estamos corroendo a capacidade do planeta em manter a vida humana e a vida em geral”, disse Gerardo Ceballos, ecologista da Universidade Nacional Autônoma do México e autor principal do estudo, ao New York Times.

A CNN acrescenta que a extinção está aumentando devido ao “comércio de vida selvagem, poluição, perda de habitat e uso de substâncias tóxicas (…) As mudanças climáticas estão provavelmente agravando a questão”, acrescentou a rede de TV.

 

ClimaInfo, 3 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)