Tempestade Amanda causa mortes na América Central

3 de junho de 2020

A passagem da tempestade tropical Amanda na América Central causou a morte de ao menos 18 pessoas em três países (El Salvador, Guatemala e Honduras). A tempestade trouxe ventos fortes e causou deslizamentos de terra e enchentes, destruindo casas e interrompendo o fornecimento de eletricidade e água potável.

El Salvador foi o país mais atingido: 15 pessoas morreram e sete seguem desaparecidas. Mais de 7,2 mil pessoas ficaram desabrigadas e foram transferidas para abrigos emergenciais. De acordo com o governo salvadorenho, as chuvas somaram 500 milímetros de água, sendo que a média acumulada anual no país é de 1,8 mil mm.

Amanda é a 1ª tempestade tropical desta temporada registrada na região vinda do Pacífico. De acordo com meteorologistas, ela se enfraqueceu ao avançar sobre o norte da Guatemala, mas pode voltar a ganhar força sobre o Golfo do México.

 

ClimaInfo, 3 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar