Rússia declara estado de emergência por vazamento de diesel no Ártico

4 de junho de 2020

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou estado de emergência no norte do país após o vazamento de mais de 20 mil toneladas de diesel em um rio no Círculo Ártico, causado pelo colapso de um reservatório do combustível em uma usina elétrica nos arredores de Norilsk. A planta é operada por uma divisão da Nornickel, cujas fábricas na área tornaram a cidade uma das mais poluídas do planeta, segundo informa o Guardian.

Putin criticou os responsáveis pela usina em uma videoconferência transmitida pela televisão russa por estes terem demorado para alertar as autoridades do país. Com o estado de emergência, o governo reunirá recursos para começar o trabalho de limpeza e investigar as circunstâncias dessa ocorrência.

De acordo com a Bloomberg Green, os gestores da unidade envolvida no vazamento dizem que o acidente pode ter ocorrido por conta de problemas estruturais causados pelo degelo do permafrost, a camada congelada de água presente no solo ártico, que vem sendo acelerado por causa do aquecimento do planeta.

 

ClimaInfo, 5 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar