Desperdício de água chega a 40% no Brasil

vazamento de água

No Brasil, a cada 100 litros de água captada da natureza e tratada para uso humano, quase 40 litros se perdem em vazamentos na rede, fraudes, erros de leitura e outros problemas. Apenas no ano de 2018, o país desperdiçou 6,5 bilhões de metros cúbicos de água potável, o que equivale a 7,1 mil piscinas olímpicas cheias descartadas por dia. Esses dados são de um novo estudo do Instituto Trata Brasil em parceria com a Water.org.

O prejuízo hídrico também se reflete na economia: de acordo com o relatório, as perdas econômicas decorrente do desperdício de água foram de R$ 12 bilhões em 2018, o mesmo montante investido em água e esgoto no Brasil naquele ano. E os números apontam para uma tendência de crescimento no desperdício, já que 2018 foi o 3º ano seguido com piora nos indicadores de perda na distribuição de água no país.

“A gente tem uma questão climática muito incerta há muitos anos. Os mananciais estão sofrendo. Mas, ao mesmo tempo, a gente insiste em não olhar para esse indicador, que é sinônimo de ineficiência, fruto do descaso das empresas operadoras e das autoridades”, alertou Édison Carlos, da Trata Brasil, ao G1 e TV Globo. “A solução que encontram é só tirar mais água da natureza, e não diminuir o desperdício”.

Em tempos de pandemia, com a questão do saneamento básico e do acesso à água potável nas manchetes, esses dados trazem mais preocupação e destacam a urgência desse tema no Brasil.

 

ClimaInfo, 5 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)