Estiagem ameaça produção agrícola na Europa

europa agri

A primavera de 2020 tem sido quente e seca na Europa, causando problemas na agricultura. De acordo com projeções da União Europeia, as exportações agrícolas do bloco podem cair até 7% por causa dos efeitos da estiagem e da primavera mais quente na região.

França e Alemanha registraram altas temperaturas no mês passado – o que, associado com a falta de chuvas, vem prejudicando a agricultura. No Reino Unido, o Met Office (agência meteorológica britânica) confirmou que o mês passado foi o maio mais quente e ensolarado já registrado. Na semana passada, as chuvas voltaram e trouxeram algum alívio momentâneo, mas não deverão melhorar a situação da safra.

O verão, com temperaturas ainda mais altas, pode trazer outras complicações. Com o solo e a vegetação mais seca, os países europeus temem os incêndios florestais, especialmente no norte e no centro do continente. “Podemos esperar que esta temporada de incêndios seja acima da média de dez anos no que diz respeito ao número de incêndios e áreas queimadas na Europa”, alerta Janez Lenarcic, comissário da UE para gerenciamento de crises.

 

ClimaInfo, 8 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)