Vazamento e incêndios na Rússia dão uma amostra do futuro do Ártico sob a mudança do clima

degelo permafrost ártico

Autoridades russas confirmaram que o vazamento de 20 mil toneladas de óleo diesel ocorrido na semana passada na cidade de Norilsk, no extremo norte do país, na região do Círculo Polar Ártico, foi causado por problemas estruturais relacionados ao degelo do permafrost, a camada de água congelada que se encontra debaixo do solo ártico e que vem derretendo em velocidade cada vez maior por conta do aquecimento do planeta.

Com o avanço da crise climática, episódios como esse podem se intensificar no futuro, ameaçando a infraestrutura da região. A Rússia pode ser um dos países mais afetados por esse processo, já que há permafrost em metade de seu território.

Ao mesmo tempo, a Sibéria continua sofrendo com incêndios florestais desde o ano passado. A falta de chuvas e as temperaturas acima da média histórica facilitaram a retomada das queimadas que atingiram fortemente a região no verão do ano passado. O último inverno foi o mais quente já registrado na história da região, com temperaturas até 10°C acima da média em diversos locais. Os incêndios são outro fator que acelera o degelo do permafrost.

 

ClimaInfo, 8 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)