Fakebook: novo website combate a desinformação ambiental na internet

fakebook_eco

Para fazer frente às fake news que assolam as redes sociais e o debate público no Brasil, em particular no que diz respeito ao meio ambiente, foi lançada ontem uma nova plataforma: o Fakebook.eco, uma ferramenta para esclarecer e contestar mentiras que alguns atores políticos, especialmente do governo federal, espalham para justificar o desmantelamento da política ambiental brasileira.

O Fakebook.eco é a junção de dois projetos anteriores: o Fakebook, produzido em 2019 pelo Greenpeace e o Observatório do Clima (OC) em parceria com o ClimaInfo, com o Agromitômetro, a checagem de informações ambientais feita pelo OC. A plataforma servirá como um repositório de informações, com serviço de verificação de fatos (fact check) e um canal de interação para que o público envie notícias e versões suspeitas para averiguação.

O Fakebook.eco é uma iniciativa do OC em parceria com os portais de notícias ambientais e científicas Infoamazônia, Direto da Ciência, O Eco, Projeto Colabora, além do blog “O que você faria se soubesse o que eu sei?”, do climatologista Alexandre Araújo Costa. Para seu lançamento, a plataforma publicou um artigo exclusivo do físico Ricardo Galvão, ex-diretor do INPE, sobre o cenário para a Amazônia com desmatamento em alta e a nova GLO em andamento.

 

ClimaInfo, 9 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)