Paraná e Santa Catarina vivem a pior seca em 30 anos

9 de junho de 2020

A estiagem no sul do Brasil segue causando problemas e dificuldades, principalmente em Santa Catarina e no Paraná. De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do PR, a seca que perdura desde o ano passado na região já é a maior em três décadas e deve prejudicar as safras de feijão e milho no estado.

Em SC, mais de 100 cidades já decretaram situação de emergência e pediram apoio do governo federal para conseguir aliviar a situação, especialmente no fornecimento de água para a população. Os produtores de leite do estado contabilizam perdas de até 30% por causa da estiagem, o que representa prejuízo de cerca de R$ 6 milhões.

Além dos efeitos sobre o agronegócio, a seca também vem causando queimadas em SC: o Corpo de Bombeiros do estado já atendeu mais de 3 mil ocorrências de incêndio florestal somente neste ano.

A geração hidrelétrica também sofre com a falta de chuvas. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a crise hídrica no sul do Brasil já causou a paralisação ou intermitência de 18 usinas hidrelétricas nas bacias dos rios Iguaçu e Uruguai. Em abril, o rio Paraná chegou a ficar 42% abaixo do volume normal, com a menor vazão em oito anos.

 

ClimaInfo, 9 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar