Paraná e Santa Catarina vivem a pior seca em 30 anos

estiagem santa catarina

A estiagem no sul do Brasil segue causando problemas e dificuldades, principalmente em Santa Catarina e no Paraná. De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do PR, a seca que perdura desde o ano passado na região já é a maior em três décadas e deve prejudicar as safras de feijão e milho no estado.

Em SC, mais de 100 cidades já decretaram situação de emergência e pediram apoio do governo federal para conseguir aliviar a situação, especialmente no fornecimento de água para a população. Os produtores de leite do estado contabilizam perdas de até 30% por causa da estiagem, o que representa prejuízo de cerca de R$ 6 milhões.

Além dos efeitos sobre o agronegócio, a seca também vem causando queimadas em SC: o Corpo de Bombeiros do estado já atendeu mais de 3 mil ocorrências de incêndio florestal somente neste ano.

A geração hidrelétrica também sofre com a falta de chuvas. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a crise hídrica no sul do Brasil já causou a paralisação ou intermitência de 18 usinas hidrelétricas nas bacias dos rios Iguaçu e Uruguai. Em abril, o rio Paraná chegou a ficar 42% abaixo do volume normal, com a menor vazão em oito anos.

 

ClimaInfo, 9 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)