Para lideranças da ONU, destruição da natureza causou a pandemia

17 de junho de 2020

A exploração abusiva dos recursos naturais, somada à devastação de habitats e à mudança do clima, está facilitando o surgimento de ameaças à sobrevivência humana, como a pandemia de COVID-19 que já causou a morte de ao menos 430 mil pessoas em todo o mundo.

“Temos visto muitas doenças aparecendo ao longo dos anos, como Zika, AIDS, SARS e Ebola, todas originadas de populações animais sob condições de pressão ambiental severa”, afirmam Elizabeth Marina Mrema (secretária-executiva da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica), Maria Neira (diretora de meio ambiente e saúde da OMS) e Marco Lambertini (chefe do WWF Internacional) em artigo publicado ontem (17/6), no Guardian.

Com o coronavírus, “essas epidemias são manifestações do nosso relacionamento perigosamente instável com a natureza (…) Eles ilustram que nosso comportamento destrutivo com a natureza está ameaçando nossa própria saúde – uma realidade dura que temos ignorado coletivamente por décadas”, argumentam.

Os autores reforçam a importância de se buscar uma recuperação econômica justa, saudável e verde que dê início a “uma transformação mais ampla rumo a um modelo que valoriza a natureza como a base de uma sociedade saudável”.

Na mesma linha, vale ler uma matéria do The New York Times sobre a relação entre a intensificação da destruição do meio ambiente e o surgimento cada vez mais frequente de doenças zoonóticas ao redor do mundo.

 

ClimaInfo, 18 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar