Estudo afirma que projeto de mineração de ouro da Belo Sun no Xingu é inviável

Belo Sun

Um novo parecer técnico aponta que o projeto da mineradora canadense Belo Sun, que quer instalar a maior mina de ouro a céu aberto do Brasil na região da Volta Grande do Xingu, possui graves falhas de segurança, as quais inviabilizam sua operação.

De acordo com a análise feita pelo geólogo Steven H. Emerman à pedido da Rede Xingu+, um cenário conservador para o caso de rompimento da barragem de rejeitos do projeto Volta Grande prevê a chegada de cerca de 8 milhões de metros cúbicos de rejeitos tóxicos ao rio Xingu em apenas sete minutos, e percorrer mais de 40 quilômetros em duas horas, provocando impactos irreversíveis ao meio ambiente e às comunidades que vivem na região.

O parecer foi encaminhado aos órgãos responsáveis e pede que não sejam concedidas autorizações ao projeto. Desde 2017, a Licença de Instalação (LI) segue suspensa pela Justiça, e a empresa aguarda resposta da Funai e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará para prosseguir com o processo de licenciamento. No Observatório da Mineração, Maurício Angelo contextualiza o vai-e-vem em torno do projeto da Belo Sun e os impactos ambientais e sociais sobre a região.

 

ClimaInfo, 18 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)