Gigante do petróleo tenta aproveitar debate racial para defender indústria fóssil nos EUA

Chevron

Um erro grosseiro revelou que uma das maiores companhias de petróleo do mundo, a Chevron, tentou aproveitar o debate recente sobre racismo nos EUA para promover seus interesses e atacar ambientalistas.

Como destaca a E&E News, uma empresa de relações públicas mandou no começo do mês um e-mail para jornalistas no qual dizia que ambientalistas brancos estariam prejudicando comunidades negras ao promover políticas climáticas radicais que eliminariam seus postos de trabalho no setor de combustíveis fósseis. Na mensagem, o autor pedia aos repórteres que questionassem como os grupos ambientalistas poderiam ser solidários com a população negra ao mesmo tempo em que “apoiam políticas que prejudicam comunidades de minoria”.

No entanto, no final da mensagem, o remetente esqueceu de apagar uma linha que identifica o cliente por trás dessa ação. “Se você não quiser receber futuras comunicações da Chevron, por favor nos avise clicando aqui”.

A Chevron rejeitou envolvimento na campanha, mas o fato apenas reforça a desconfiança pública que existe com relação às ações de publicidade que as gigantes do petróleo realizam há décadas, com foco na desinformação e em mascarar sua responsabilidade sobre a crise climática.

 

ClimaInfo, 19 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)