Alemanha define cronograma para abandonar carvão, enquanto China amarra seu futuro ao combustível fóssil

Alemanha carvão

O governo da Alemanha fechou nesta semana os detalhes finais de seu plano para o abandono do carvão, que deverá ser votado pelo Parlamento do país nas próximas semanas, antes das férias de verão.

As emendas definidas pelo governo Merkel serão aplicadas aos três textos em discussão no legislativo desde o começo do ano, inclusive um para reestruturação das regiões carvoeiras, bem como um acordo com as operadoras de usinas a carvão. O objetivo é abandonar definitivamente o combustível fóssil até 2035.

Na contramão, a China tem apostado no carvão como uma saída rápida para o reaquecimento da economia após a pandemia. De acordo com levantamento do Global Energy Monitor e do Centro de Pesquisa sobre Energia e Ar Limpo (CREA), o país já possui quase 250 gigawatts (GW) de nova capacidade energética a carvão em desenvolvimento – mais do que a atual capacidade total da geração carvoeira nos EUA. O estudo indica também que, desde março, o governo deu sinal verde para projetos de carvão que agregariam novos 41 GW ao país.

 

ClimaInfo, 26 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)