Anfitrião da próxima COP, Reino Unido deve perder prazo para revisão de compromissos climáticos

Reino Unido metas climáticas

O Reino Unido, anfitrião da próxima Conferência do Clima (COP26), está batendo cabeça naquilo que será o principal ponto da agenda de negociação em Glasgow: elevar o grau de ambição dos compromissos nacionais para o Acordo de Paris. O Climate Home informa que o governo britânico não deverá cumprir a revisão de suas contribuições nacionalmente determinadas (NDC) até o final deste ano, o que reforça o ceticismo em torno de uma mobilização mais ampla em prol de mais ambição nas metas nacionais ainda em 2020, como constava originalmente no calendário das negociações climáticas.

Um dos motivos do atraso foi a divulgação feita ontem das recomendações do Comitê de Mudança Climática do governo britânico, que devem ser agora analisadas pelos diferentes ministérios e, posteriormente, validadas pelo primeiro-ministro Boris Johnson, para, ao final, serem votadas pelo Parlamento. Esse processo não deve demorar menos de seis meses, o que inviabilizaria a submissão da nova NDC britânica ainda em 2020.

Falando nessas orientações, o Comitê recomendou diversas medidas para que o Reino reduza drasticamente suas emissões e permita a descarbonização de sua economia até 2050. Entre elas, destacam-se a redução do uso de gás nas cozinhas e no aquecimento doméstico, incentivos para carros elétricos, imposição de uma taxa sobre emissões de carbono, reflorestamento e restauração ambiental, e investimentos em pesquisa científica.

 

ClimaInfo, 26 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)