Crise climática e pandemia impulsionam movimento por agricultura sustentável na Amazônia

29 de junho de 2020

A pandemia de COVID-19 e os alertas de cientistas sobre a intensificação de doenças zoonóticas por causa da destruição de habitats naturais e da mudança do clima assinalam que nosso modelo de exploração da natureza e de produção de alimentos não é mais viável. “É uma forma de lidar com a natureza que brinca com o apocalipse”, diz Eugenio Scannavino Netto, do Projeto Saúde e Alegria (PSA), a Dom Phillips no Guardian. “Estamos nos dirigindo a um suicídio coletivo”.

A matéria destaca uma das iniciativas conduzidas pelo PSA, o Centro Experimental Floresta Ativa (CEFA), uma unidade socioprodutiva mantida na Comunidade do Carão, na RESEX Tapajós-Arapiuns. O CEFA integra unidades demonstrativas de permacultura e agroecologia, bem como de bioconstrução, eficiência energética, tratamento adequado de resíduos e reaproveitamento da água da chuva. A proposta é mostrar a viabilidade de um novo modelo de produção agrícola que respeita a diversidade biológica e a riqueza da floresta em pé, sem recorrer ao desmatamento e às queimadas que tanto prejudicam a Amazônia. Como Scannavino Netto ressalta, as monoculturas da agricultura moderna estão destruindo tudo isso, o que modifica o comportamento de diversas espécies de animais, facilitando o “pulo” de doenças de outras espécies para o ser humano – como foi o caso da COVID-19.

 

ClimaInfo, 29 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar