União Europeia: recursos para transição verde não financiarão usinas nucleares e a gás

União europeia verde

Os países da União Europeia concordaram na semana passada quanto à não inclusão de projetos de energia nuclear e gás natural no pacote de incentivos verdes do bloco. A inclusão destas fontes de energia interessava a alguns países no Leste Europeu, especialmente a Polônia.

A Comissão Europeia definiu um fundo de cerca de 40 bilhões de euros para “transição justa”, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de tecnologia e capacidade energética limpa. Com a decisão, esses recursos não serão destinados a iniciativas como a construção de usinas nucleares nem plantas de geração térmica a gás natural.

Ao mesmo tempo, diversos países europeus estão avançando em novas metas e iniciativas para descarbonizar suas economias. Depois da Espanha ter apresentado seu plano de descarbonização, a Irlanda definiu no último final de semana a redução de suas emissões em cerca de 7% ao ano, com vistas a atingir 51% até 2030. O novo governo irlandês, formado depois de meses de negociação entre os partidos Fianna Fáil, Fine Gael e Verde, propõe também o objetivo de descarbonização total da economia do país até 2050, definida em lei.

Outro país que anunciou novas metas climáticas foi a Dinamarca. De acordo com o pacote climático aprovado pelo Parlamento dinamarquês, o país se compromete a reduzir suas emissões em 70% até 2030 em relação aos níveis de 1990.

 

ClimaInfo, 30 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)