Por que o futuro da região Mediterrânea será árido?

30 de junho de 2020

Embora os modelos climáticos globais variem de diversas maneiras, podemos falar de um grande consenso quanto à região Mediterrânea se tornar mais seca nas próximas décadas, com a possibilidade de queda do volume médio de precipitação na estação chuvosa de até 40%.

Uma análise feita por pesquisadores do MIT descobriu alguns mecanismos que explicam os efeitos anômalos nessa região, especialmente no Oriente Médio e no noroeste da África. De acordo com o estudo, esse processo de seca no Mediterrâneo decorre da confluência de dois efeitos diferentes do clima mais quente: uma mudança na dinâmica de circulação da atmosfera superior e uma redução na diferença de temperatura entre terra e mar. A combinação destes fatores ajuda a explicar a tendência de seca projetada pelos diferentes modelos climáticos para a região.

 

ClimaInfo, 01 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar