Tesla supera valor de mercado da ExxonMobil

Tesla

A montadora de veículos elétricos Tesla superou na última 3ª feira a companhia petrolífera ExxonMobil em valor de mercado, em mais uma indicação do bom ânimo do mercado financeiro com negócios de energia limpa em detrimento dos combustíveis fósseis.

De acordo com a Bloomberg, a Tesla vem se valorizando desde que seu fundador, Elon Musk, afirmou que a montadora poderia evitar um prejuízo no 2º trimestre deste ano, o que levou o valor de mercado da companhia para US$ 201 bilhões. Atualmente, a Tesla vale mais que três vezes o valor combinado das montadoras norte-americanas General Motors e Ford Motor.

Já a ExxonMobil, estimada em US$ 185 bilhões, vem perdendo valor por causa da queda no preço do barril de petróleo e dos efeitos da pandemia sobre a demanda global pelo combustível nos curto e médio prazos. As companhias de petróleo em geral estão perdendo valor. A Saudi Aramco, que abriu seu capital no ano passado e se tornou a empresa mais valiosa do mundo, também está sofrendo com a instabilidade do mercado fóssil. Com isso, a Apple, a 2ª maior companhia do mundo em valor de mercado, está se aproximando rapidamente e pode retomar a 1ª colocação nos próximos meses.

 

ClimaInfo, 2 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)