Aquecimento dos últimos 150 anos encerrou 6 mil anos de resfriamento do Planeta

3 de julho de 2020

Em pouco mais de 150 anos, a humanidade conseguiu reverter padrões climáticos que vinham sendo observados nos últimos 6,5 mil anos. Esta é a conclusão de um estudo inédito conduzido por pesquisadores europeus e norte-americanos, que reconstituiu a temperatura média global ao longo do Holoceno, os 12 mil anos desde a última Era do Gelo.

Publicado nesta semana na Scientific Data, o estudo conclui que o resfriamento da Terra começou cerca de 6,5 mil anos atrás, quando a temperatura média global era 0,7oC mais quente que a observada em meados do século XIX. Entretanto, com a Revolução Industrial e o uso massivo de combustíveis fósseis que se seguiu, a trajetória da temperatura global desde então tem sido de aquecimento, sendo que hoje a média é mais 1oC mais alta que na metade do século XIX.

De acordo com Darrell Kaufman, pesquisador da Northern Arizona University (EUA) e um dos autores do estudo, “é possível que a última vez que a temperatura média global de longo prazo foi 1oC acima [da observada] no século XIX foi antes da última Era do Gelo, há cerca de 125 mil anos, quando o nível do mar estava cerca de 6 metros mais alto do que hoje”.

O jornal britânico The Independent fez um sumário interessante das conclusões deste estudo.

 

ClimaInfo, 3 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar