Aquecimento dos últimos 150 anos encerrou 6 mil anos de resfriamento do Planeta

aquecimento

Em pouco mais de 150 anos, a humanidade conseguiu reverter padrões climáticos que vinham sendo observados nos últimos 6,5 mil anos. Esta é a conclusão de um estudo inédito conduzido por pesquisadores europeus e norte-americanos, que reconstituiu a temperatura média global ao longo do Holoceno, os 12 mil anos desde a última Era do Gelo.

Publicado nesta semana na Scientific Data, o estudo conclui que o resfriamento da Terra começou cerca de 6,5 mil anos atrás, quando a temperatura média global era 0,7oC mais quente que a observada em meados do século XIX. Entretanto, com a Revolução Industrial e o uso massivo de combustíveis fósseis que se seguiu, a trajetória da temperatura global desde então tem sido de aquecimento, sendo que hoje a média é mais 1oC mais alta que na metade do século XIX.

De acordo com Darrell Kaufman, pesquisador da Northern Arizona University (EUA) e um dos autores do estudo, “é possível que a última vez que a temperatura média global de longo prazo foi 1oC acima [da observada] no século XIX foi antes da última Era do Gelo, há cerca de 125 mil anos, quando o nível do mar estava cerca de 6 metros mais alto do que hoje”.

O jornal britânico The Independent fez um sumário interessante das conclusões deste estudo.

 

ClimaInfo, 3 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)