Banco Central Europeu priorizará compra de ações de empresas com objetivos ambientais

banco central europeu objetivos ambientais

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, admitiu que pode utilizar o esquema trilionário de compra de ativos criado como parte do esforço de recuperação econômica pós-pandemia para promover objetivos ambientais. “Quero explorar todos os caminhos possíveis para combater as mudanças climáticas”, disse Lagarde ao Financial Times. “[O BCE] precisa analisar todas as linhas de negócio e as operações em que estamos envolvidos para enfrentar as mudanças climáticas, porque no final das contas, o dinheiro fala”.

Esta é a primeira vez que um Banco Central reconhece a questão climática como um elemento fundamental de sua tomada de decisão. Há anos, ambientalistas vêm pressionando o BCE a alterar seu programa de compra de ativos, para privilegiar títulos verdes em detrimento dos chamados “títulos marrons”, emitidos por empresas intensivas em carbono.

Como bem ressalta Míriam Leitão, a fala de Lagarde é simbólica para o momento atual, quando muitos países discutem estratégias de retomada econômica mais alinhada aos objetivos climáticos globais. “Hoje, quem pensa de maneira contrária está marchando no sentido oposto ao do restante do mundo. O país e a empresa que não estiverem vinculados ao combate à mudança climática acabarão punidos pelo mercado”.

 

ClimaInfo, 10 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)