Pandemia deve causar maior queda na demanda por carne em décadas

pandemia carne

Dados recentes da FAO indicam que a pandemia deve causar a maior queda na demanda global por carne bovina em pelo menos 20 anos. A restrição à circulação de pessoas e mercadorias causada pela pandemia é um fator importante, especialmente nos fluxos internacionais, mas a questão financeira também está puxando o consumo de carne para baixo. A queda na demanda vem sendo percebida em diferentes mercados ao redor do mundo, particularmente nos dois maiores consumidores do planeta – Estados Unidos e China.

Como destaca a Bloomberg, essa é uma reviravolta dramática para um setor que vivenciou quase duas décadas de crescimento constante. No entanto, o baque causado pela pandemia prenuncia tempos difíceis. Nos EUA, por exemplo, estima-se que o consumo per capita de carne não retornará aos níveis pré-pandêmicos até pelo menos o ano de 2025.

A recuperação lenta é creditada aos efeitos de longo prazo da pandemia, mas também a uma expectativa de que o movimento pela redução do consumo de carne, associado a pautas de clima e de direitos e bem-estar dos animais, ganhe força nos próximos anos.

 

ClimaInfo, 10 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)