Coalizão global junta satélite, dados e inteligência artificial para mapear todas as emissões globais

16 de julho de 2020

Um grupo de organizações sem fins lucrativos está se juntando para mapear em tempo real as emissões de gases de efeito estufa do mundo todo. Uma combinação de satélites mais precisos e muita inteligência artificial permitirá acompanhar as emissões de todas as chaminés de termelétricas e indústrias mundo afora.

Se essa parte não parece complicada, afinal chaminés não se movem, outro membro da coalizão trará seu conhecimento para acompanhar toda a navegação internacional.

A coalizão Climate TRACE terá financiamento da Google para juntar bancos de dados e pacotes de identificação e rastreamento das fontes de emissão.

Duas organizações estão trazendo sua experiência para acompanhar as mudanças de uso da terra, desde lavouras, criação e, claro, o desmatamento de florestas tropicais e temperadas. Outra aporta seu conhecimento em acompanhar incêndios e queimadas. A Climate TRACE promete total transparência de dados e quer entregar a primeira versão na COP26, em Glasgow, no ano que vem.

David Roberts, na Vox, deu a notícia.

 

ClimaInfo, 17 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar